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EMPREENDEDORISMO

61% dos pequenos negócios de MT são comandados por negros e pardos

Pesquisa do Sebrae MT aponta a forte presença de afrodescendentes a frente dos negócios em Mato Grosso

19/11/2024 14h41
Por: Bárbara Rosa
Fonte: Com Assessoria
Foto: Reprodução/Sebrae-MT
Foto: Reprodução/Sebrae-MT

As vésperas da celebração do Dia da Consciência Negra no Brasil, comemorado dia 20 de novembro, uma pesquisa aponta a forte presença de afrodescendentes a frente dos negócios em Mato Grosso. Segundo revelam os dados, 61% dos pequenos negócios no Estado são comandados por negros e pardos. Deste total, 61% são homens e 39% são mulheres, sendo que 81% deste público possui ensino médio ou superior completos.

Os dados são do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), que realizou a pesquisa ‘Afro Empreendedorismo’ nos 142 municípios do Estado, para mapear o perfil dos empreendedores mato-grossenses, e o resultado evidenciou a forte presença deste público a frente dos negócios.

Entre os pesquisados, 91% possuem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o que demonstra um alto nível de formalização das empresas. Ainda segundo o levantamento do Sebrae, 50% dos negócios têm mais de seis anos de atuação no mercado, o que qualifica como empresa consolidada e 97% são Micro e Pequenas Empresas (MPE), onde o MEI lidera com 42%.

Dentre os entrevistados, 48% passaram a empreender pela oportunidade de mercado, 29% foram motivados pela paixão no negócio, 19% por necessidade de renda e 5% porque não conseguia arrumar emprego. A média de idade entre os empreendedores é 44 anos.

“O resultado demonstrou que Mato Grosso é um Estado de oportunidades. O Sebrae tem atuado para qualificar os empreendedores visando ampliar a competitividade e renda”, destaca a analista Técnica do Sebrae/MT, Sara de Paula.

Atividades

Os setores de comércio e serviços são as áreas em que este público mais atua, contabilizando 80%, sendo 43% no comércio e 37% em serviços. Outros 3% estão no setor industrial.

Os afros empreendedores de Mato Grosso têm uma atuação variada, com destaque para os setores de vendas (15%) e automotivo (13%). O ramo de construção também se destaca, com uma divisão entre comércio, construção civil e indústria, que juntos somam 14%.

“Em se tratando do mercado de vendas e automotivo, os atrativos são porque as atividades oferecem maior flexibilidade e exigem menor capital inicial de investimento. Por outro lado, o empreendimento na construção civil demonstra também que este público está disposto a investir em áreas que exigem mais recursos e especialização técnica”, assegura a analista Técnica do Sebrae/MT, Driely Sena.

Conscientização

Quando o assunto é sustentabilidade, 40% dos negócios comandados por afro empreendedores têm ações sustentáveis em suas empresas. Ao todo, 71% realizam coleta seletiva do lixo, 63% realizam ações para economia de água e luz, 50% utilizam forma consciente de recursos e 21% participam de projetos sociais ou comunitários.

Do total deste público, 4% se identificaram como Pessoas com Deficiência (PCD), sendo a deficiência motora a maior incidência, com 38%, seguido pelas deficiências: visual (24%), auditiva (19%), cognitiva (14%) e outros tipos de deficiência (5%).

A pesquisa quantitativa sobre o Afro Empreendedorismo em Mato Grosso foi realizada via entrevistas telefônicas, entre os dias 23 de julho a 20 de setembro de 2024. Foram entrevistados 588 donos ou sócios negros dos pequenos negócios do estado.

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