Imagens circulando nesta quinta-feira (19) em grupos de WhatsApp de Chapada dos Guimarães mostram a barreira dinâmica que está sendo instalada no morro do Portão do Inferno, na MT-251. Segundo informou a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a barreira está sendo instalada para absorver o impacto de deslizamentos e proteger quem trafega na rodovia.
A barreira dinâmica é uma técnica de engenharia utilizada para conter a queda de rochas e outros materiais estáveis de encostas e taludes. Ela é composta por uma malha metálica flexível e resistente, que se deforma e absorve o impacto das quedas.
A instalação da barreira deveria ter sido concluída na quarta-feira (18). No entanto, a Sinfra informou que o prazo precisou ser prorrogado devido às chuvas registradas na região durante o período de execução dos serviços.
Por conta disso, o trânsito funcionará no sistema de “pare e siga”, das 7h30 às 16h30, até a próxima segunda-feira (23).
Final de Ano
Após a conclusão da instalação das barreiras, a Sinfra informa que não haverá nenhuma interrupção no trânsito entre os dias 23 de dezembro e 06 de janeiro de 2025. O trânsito estará livre em razão das festas de fim de ano.
No entanto, o local continuará sendo monitorado, podendo haver interrupções nesse período em caso de chuvas intensas ou outros riscos detectados.
Sensação
Vento
Umidade