O governador Mauro Mendes apresentou, nesta quinta-feira (18), as futuras instalações do Parque Novo Mato Grosso. O Parque, que está sendo construído pela MT Par, está localizado em uma área de 300 hectares na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. O local será o maior espaço multieventos da América Latina.
O presidente da MT Par, Wener Kesley, destacou o alto padrão da estrutura, projetada para atrair grandes atrações internacionais e oferecer o máximo de conforto ao público.
"Esse espaço é o maior do Brasil, tem camarins para trazer grandes artistas internacionais, tem espaço para trazer público do Brasil todo com banheiro climatizado. Queremos dar para o turista e para as pessoas que vem aqui o melhor conforto possível”, afirmou Kesley.
A expectativa é que o espaço receba as primeiras atividades, como uma prova de Stock Car, em novembro de 2025, logo após a conclusão das primeiras etapas da construção.
Com uma área total de 300 hectares, o terreno foi doado pelo Grupo Bom Futuro após chamamento público realizado pelo governo de Mato Grosso.
O complexo oferecerá uma ampla gama de atrações, incluindo autódromo, estacionamento para mais de 12 mil veículos, espaço para shows e eventos com capacidade para até 100 mil pessoas, kartódromo, um lago de 100 hectares para prática de esportes, museu do agro, pista de motocross, pista de caminhada com 5 km, pista de skate, pista de ciclismo, pista de bicicross e uma área dedicada à família, além de uma pista para arrancadão.
Um dos destaques do parque é a imponente roda gigante, que promete ser a maior da região Centro-Oeste, com 108 metros de altura, o equivalente a um prédio de 36 andares. O governador Mauro Mendes enfatizou que o parque oferecerá opções de lazer para todos os públicos, com muitas atrações gratuitas e outras com preços acessíveis.
O modelo de gestão do parque ainda está em fase de definição, mas o governador garantiu que o acesso à população será priorizado. “Todo investimento é público, então não há de se imaginar que depois alguém venha e cobre um valor absurdo. Mas estamos fechando a modelagem para o funcionamento do parque, existirão atrações gratuitas, atrações com preços bem baixos… A roda gigante estimo que vai custar R$ 10 para acessar, enquanto em alguns lugares do mundo é 50 dólares. Vamos ter preços ótimos para ajudar na manutenção”, explicou Mendes.
O Parque Novo Mato Grosso se configura como um importante investimento para o estado, com o potencial de impulsionar o turismo, gerar empregos e oferecer novas opções de lazer e entretenimento para a população mato-grossense, além de colocar Mato Grosso no roteiro de grandes eventos nacionais e internacionais.
Sensação
Vento
Umidade