Uma jiboia, de aproximadamente 2,5 metros, ficou presa ao tentar atravessar uma cerca em uma chácara no Vale do Jamacá, em Chapada dos Guimarães, no domingo (22).
Nas imagens, é possível ver o proprietário da chácara, Nilton Lourenço, utilizando um alicate para cortar a cerca e ajudar a cobra a atravessar. No entanto, ao invés de seguir em direção à mata, o animal se direcionou ao Nilton, mas nenhum incidente aconteceu.
Apesar do susto, o proprietário conseguiu guiar a cobra até a vegetação com segurança.
Segundo ele, a jiboia estava seguindo pela estrada e ficou entalada quando tentou retornar para a mata. Pela espessura do animal, Nilton disse que a cobra parecia estar grávida ou então, se alimentado recentemente.
Segundo o biólogo especialista em serpentes, Henrique Abraão, pelas imagens não é possível afirmar que ela está grávida, nem que ela tenha acabado de se alimentar.
"O que é possível afirmar é que ela está muito saudável, bem nutrida, isso não significa que ela tenha comido recentemente", explicou.
Compartilhando da mesma afirmação, o biólogo Luiz Eduardo Saragiotto trouxe uma curiosidade a respeito da reprodução das jiboias.
"Jiboias não botam ovos, elas parem os filhotes prontos. Parem em média, 25 a 30 filhotes por ano", afirmou.
A espécie
A jiboia é uma espécie que não representa perigo para os humanos. Embora possa ser grande e imponente, ela não é venenosa e tende a evitar o contato com pessoas. Ela mata as presas por constrição, ou seja, apertando elas.
Ambos os biólogos afirmaram que a cobra presente no vídeo é realmente grande. De acordo com Saragiotto, no mundo das cobras, as fêmeas são as maiores.
Veja o vídeo:
Via G1 MT
Sensação
Vento
Umidade