ALMT- BALANÇO 2024 - FEVEREIRO
SANTANA
ALMT - REPRESENTAR - BANNER - FEVEREIRO
ARQUITETURA

Domo de adobe, contêiner, tiny house e chalés de vidro são hospedagens criativas em Chapada

Locais se destacam pela arquitetura e por conta das paisagens paradisíacas, confira

27/01/2025 13h47Atualizado há 2 semanas
Por: Bárbara Rosa
Fonte: Com Olhar Conceito
Casa Paraíso Morro dos Ventos e Casa Domo de Terra - Foto: Reprodução
Casa Paraíso Morro dos Ventos e Casa Domo de Terra - Foto: Reprodução

Hospedagens diferenciadas em lugares únicos ganham a atenção de milhões de pessoas nos feeds de redes sociais. Em Chapada dos Guimarães, alguns locais se destacam pela arquitetura e por conta das paisagens paradisíacas, se tornando também opção para eventos como casamentos e reuniões entre amigos.

Construída totalmente em adobe - técnica milenar que usa terra, água e fibras naturais para construção - as paredes da Casa Domo de Terra ajudam a regular a temperatura interna. As paredes grossas de 30 cm do imóvel ajudam a reter umidade e promover a sensação de frescor.

Proprietária do local, a arqueóloga Suzana Hirooka explica que a técnica utilizada para a construção foi o hiperadobe, em que sacos cheios de terra são compactados em camadas que se transformam na estrutura da Casa de Domo.

O hiperadobe foi desenvolvido a partir do superadobe e, além de ter baixo custo, é uma técnica orgânica. O imóvel, rodeado por uma área de preservação, é uma raridade no cenário ambiental atual. Do lado de fora, em meio à floresta, uma jacuzzi também é disponibilizada para os hóspedes.

Já os chalés da Casa Paraíso Morro dos Ventos se destacam pelas paredes de vidro, com uma paisagem de tirar o fólego dos hóspedes. Ali já se hospedaram personalidades como o cantor Lulu Santos, que esteve no local em dezembro. A hospedagem fica dentro do condomíno de luxo Morro dos Ventos.

Tiny house Casinha da Mata e Casa Contêiner - Foto: Reprodução

No coração da selva, a tiny house Casinha da Mata, com vista para o céu e trilhas para caminhadas e cachoeiras no Parque Nacional, encanta os hóspedes. Tiny house é um conceito de construção modular que se refere a uma casa em miniatura, geralmente com menos de 40 m², surgido nos Estados Unidos na década de 1990.

Esse conceito é baseado no minimalismo e na sustentabilidade, e visa promover um estilo de vida mais simples, minimalista e econômico.

Já a Casa Contêiner é uma construção modular que promove o reaproveitamento de equipamentos que seriam descartados e gerariam um grande impacto ambiental. Em Chapada, a hospedagem em contêiner é elevada e situada em um terreno alto, proporcionando ainda uma linda vista do Fecho do Morro.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Chapada dos Guimarães, MT
Atualizado às 17h03
20°
Tempo nublado Máxima: 27° - Mínima: 18°
20°

Sensação

2.26 km/h

Vento

90%

Umidade

SANTANA
Tales de Mileto
Blogs e colunas
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Rua Antiga
matu terapias
site