O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, acompanhado do secretário de Governo, Gilberto Mello, e do secretário de Planejamento, Aislan, estão em Brasília para tratar de assuntos essenciais ao desenvolvimento do município. Na manhã desta terça-feira (18), a comitiva participou de uma audiência crucial com Adalberto Maluf, secretário nacional de Meio Ambiente e Qualidade Ambiental, para discutir políticas ambientais fundamentais para Chapada.
Um dos principais projetos abordados foi o de tratamento e gestão de materiais recicláveis, que está em fase de desenvolvimento e já conta com o apoio da cooperativa de reciclagem local. A iniciativa busca a liberação de recursos para fortalecer as operações de reciclagem na região, promovendo a sustentabilidade e a conscientização ambiental.
Outro tema central foi a implementação do programa “Lixo Zero” e a busca por soluções para o atual lixão da cidade. O projeto prevê a colaboração com o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério Público e o governo do estado para reduzir o volume de resíduos. Também foi discutida a criação de um programa estadual para o tratamento mais eficiente do lixo, com Chapada dos Guimarães sendo priorizada devido à sua localização no cerrado, seu apelo turístico e a necessidade de cumprimento da legislação federal sobre a destinação de resíduos.
Froner destacou a urgência do tema: “É uma questão bastante grave, e nós entendemos isso. O governo federal deve lançar em breve um pacto sobre a pauta do lixo, mas nós já antecipamos as discussões e colocamos Chapada como prioridade. Por ser uma cidade inserida numa região muito frágil, de cerrado, por ser turística e ter um apelo muito grande, nós vamos ter que cumprir toda a legislação do lixo, tanto na destinação quanto na questão da lei federal, que exige que os gestores tomem alguma medida. Por isso, tratamos dessa pauta no Ministério do Meio Ambiente.”
A comitiva também se reuniu com o deputado federal Nelson Barbudo para discutir questões de infraestrutura e o projeto habitacional em andamento no município. O projeto já conta com área definida e planta aprovada, e agora busca recursos para sua execução.
Ao final do dia, o prefeito Osmar e os secretários retornam ao Congresso Nacional para dar continuidade às tratativas.
Sensação
Vento
Umidade