SANTANA
CARNAVAL 2025

Chapada Folia reuniu mais de 37 mil pessoas durante o final de semana

Expectativa inicial de 30 mil foliões ao longo dos quatro dias de festa foi superada já no final de semana

05/03/2025 11h49
Por: Bárbara Rosa
Fonte: Com Assessoria
Foto: Carlos Mamoré
Foto: Carlos Mamoré

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães divulga o grande sucesso do Chapada Folia 2025, que reuniu mais de 37,4 mil pessoas na Praça do Festival durante o final de semana. O evento superou a expectativa inicial de 30 mil foliões ao longo dos quatro dias de festa. Destaque para os shows do grupo de pagode Jeito Moleque, que atraiu 15.764 pessoas na sexta-feira, e da Turma do Pagode, que levou 21.712 foliões ao segundo dia de festa.

O prefeito Osmar Froner (União Brasil) ressaltou que “o sucesso do Chapada Folia vai além dos números dos shows. Muitos visitantes aproveitaram o feriado prolongado para curtir a programação musical, participar dos desfiles dos blocos e desfrutar das belezas naturais e da hospitalidade da cidade.” 

Além de fomentar a cultura e o turismo, o evento gerou um impacto econômico estimado entre R$ 8 e 10 milhões, movimentando comércio, bares, restaurantes e a rede de hospedagem local.

Blocos de Rua e Tradição Carnavalesca

Nos últimos dois dias de festa, a Praça Dom Wunibaldo se transformou no palco de uma autêntica celebração cultural, onde os tradicionais blocos de rua uniram arte, história e emoção. Enquanto os holofotes da Praça do Festival brilhavam com grandes shows, a energia dos blocos contagiou os foliões com performances que exaltaram a identidade local. A APAE e Melhor Idade encantou com suas máscaras e alegria contagiante, enquanto Unidos da Aldeia celebrou a ancestralidade e o legado africano no cinema brasileiro.

O bloco Leva Pra Benzê emocionou com uma homenagem a Liu Arruda e o Bafo da Onça, com mais de 20 anos, pediu proteção para as onças-pintadas, simbolizando força e misticismo. Já a Confraria do Bode enalteceu a diversidade cultural homenageando as mulatas brasileiras e o Farofa Cuiabana, com seu desfile temático, representou o Brasil no Oscar.

Anta Baleada, com 25 anos de história, destacou a preservação ambiental. Encerrando a programação, Me Guenta resgatou o axé baiano e Vai Quem Quer da Chapada emocionou o público com uma homenagem a Dona Domingas, do Flor Ribeirinha.

O secretário de Cultura, Gilberto Mello, ressaltou a importância do incentivo financeiro aos tradicionais blocos consagrando o desfiles de rua, que são a marca registrada do carnaval na cidade, aliado à excelente infraestrutura da praça de eventos que atrai um público diversificado.

Mello destacou a criação de um dia exclusivo para as crianças, garantindo uma programação inclusiva para toda a família. A oferta cultural abrange desde as tradicionais marchinhas com os desfiles de rua até os grandes shows com atrações nacionais e um animado matinê infantil.

Essa estratégia não só lotou a cidade como também fidelizou os turistas durante os quatro dias de festa. Com esse conjunto de ações, a gestão reafirma seu compromisso com a promoção da cultura, do turismo e do desenvolvimento econômico regional.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Chapada dos Guimarães, MT
Atualizado às 02h03
20°
Tempo nublado Máxima: 29° - Mínima: 19°
20°

Sensação

1.6 km/h

Vento

89%

Umidade

SANTANA MARÇO
anuncie aqui
Blogs e colunas
anuncie aqui
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
matu terapias
Rua Antiga
site