A Justiça Eleitoral de Chapada dos Guimarães marcou para o dia 16 de maio de 2025, às 13h30, a audiência de instrução da ação que investiga suposta compra de votos e abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024. O processo envolve o atual prefeito reeleito, Osmar Froner (União Brasil), seu vice, Carlos Eduardo de Lima Oliveira (PSD), e o vereador eleito Gilberto Schwarz de Mello (PL).
A ação foi proposta pela ex-candidata a prefeita Fabiana Nascimento (PSDB) e aponta práticas como captação ilícita de sufrágio, além de abuso de poder político e econômico.
Os investigados alegam nulidades no processo, como suposta inversão do rito legal, e argumentam que a ação seria motivada por “rixa política”. Parte da defesa sustenta que diligências foram autorizadas antes da oitiva de testemunhas e da apresentação da defesa.
O juiz eleitoral Renato Filho rejeitou os argumentos e afirmou que, em casos com risco de desaparecimento de provas, a legislação permite a adoção de medidas cautelares. O magistrado também destacou que há indícios suficientes para a continuidade da investigação.
A audiência será presencial, na 2ª Vara da Comarca de Chapada dos Guimarães. Cada parte poderá levar até seis testemunhas, que devem comparecer mesmo sem intimação formal. O caso segue sob sigilo judicial.
Sensação
Vento
Umidade