O presidente da República, Lula (PT), desembarcou na manhã deste sábado (24), nas proximidades do Assentamento Santo Antônio da Fartura, localizado na zona rural de Campo Verde, para lançamento do Programa Solo, de fortalecimento a Agricultura Familiar. Também serão entregues maquinários aos pequenos produtores.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, participa da cerimônia. Essa é a quarta fez que Lula vem a Mato Grosso neste terceiro mandato.
Ele foi recebido por autoridades políticas do Partido dos Trabalhadores, como o deputado Valdir Barranco e a diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ex-federal, Rosa Neide. Além da militância petista.
Inicialmente, a visita de Lula estava programada para o último sábado (17), contudo, a agenda precisou ser adiada, devido à participação do petista no funeral do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica.
O assentamento Santo Antônio da Fartura, localizado a cerca de 45 km do centro de Campo Verde (MT), é um dos maiores e mais organizados assentamentos de reforma agrária do estado. Criado oficialmente em 2002, ele abriga aproximadamente 820 famílias, somando cerca de 3.200 moradores.
“Quero parabenizar pela iniciativa. Campo Verde tem sete assentamentos. Reconhecemos a valorização de quem está no campo e mais do que a produção, também temos a preocupação com aquilo que está em torno”, disse o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes.
Em seu discurso, o gestor relatou sobre a ordem de serviço para pavimentação de trechos em áreas rurais, que vai beneficiar o pequeno e o grande produtor rural.
Além do anúncio do programa, o governo federal também entregou títulos de terras a dezenas de assentados.
Sensação
Vento
Umidade