Orgulho do Nosso Mato Grosso - Site Notícas de Chapada - PI 11571
SANTANA
CONGRESSO EM SP

Governador afirma que legislação tem privilegiado a burocracia e não o meio ambiente

Mauro Mendes destacou obras importantes que estão “emperradas”, como a Ferrogrão

30/05/2025 12h31
Por: Bárbara Rosa
Fonte: Com Assessoria
Foto: Reprodução/Assessoria
Foto: Reprodução/Assessoria

O governador Mauro Mendes afirmou que a atual legislação ambiental brasileira tem privilegiado a burocracia, e não o meio ambiente.

Mauro participou, em São Paulo, do 8º CAMBI - Congresso Ambiental VIEX, e da comemoração dos 40 anos da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), nesta quinta-feira (29/5). Também estava presente o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

De acordo com o governador, projetos importantes para o desenvolvimento do país - como a Ferrogrão- ficam travados por décadas em razão da burocracia prevista em um emaranhado de leis brasileiras.

"A Ferrogrão é apenas um de tantos e tantos projetos importantes que estão parados na burocracia ambiental. A lei privilegia a burocracia muitas vezes em detrimento do próprio meio ambiente, e principalmente dos interesses de todos nós brasileiros", afirmou.

Mauro registrou que a Ferrogrão, que ligaria as regiões produtoras de grãos do Mato Grosso aos portos do Arco Norte, no Pará, seria muito mais ambientalmente sustentável do que continuar transportando a produção pelos caminhões, altamente poluentes.

"Não é possível crer que muita gente trabalha contra a implantação de uma ferrovia, quando ela seguramente tornaria os nossos modais econômicos mais competitivos, mas acima de tudo seria uma grande contribuição na redução da emissão de carbono", pontuou.

Outro exemplo citado pelo governador foi a demora na licença para exploração de uma mina de potássio, no Amazonas.

"Nós vemos pessoas atuar para impedir, como foi durante longos 15 anos, o licenciamento dessa mina, que usaria aproximadamente 4 ou 5 campos de futebol para implantar um projeto que pode dar ao Brasil 50% do atendimento do potássio que nós importamos, e que é fundamental para o agro, o setor mais importante do país. Precisamos saber que nós brasileiros, muito mais do que qualquer outra ONG ou instituição fora desse país, queremos preservar os nossos ativos ambientais", registrou.

A presidente da Abema e secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, destacou que tanto Mato Grosso quanto Goiás vem dando exemplo em uma política que une a preservação ambiental com o desenvolvimento sustentável.

"São estados ricos na sua virtuosidade e conhecidos pela sua capacidade de produção e conservação. O que podemos constatar é o compromisso de cuidar do meio ambiente e, ao mesmo tempo, dar condições dignas para a população que vive nesses biomas", concluiu

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Chapada dos Guimarães, MT
Atualizado às 17h02
25°
Parcialmente nublado Máxima: 29° - Mínima: 20°
25°

Sensação

2.39 km/h

Vento

44%

Umidade

SANTANA MARÇO
anuncie aqui
Blogs e colunas
anuncie aqui
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
matu terapias
Rua Antiga
site