O protagonismo da juventude Chapadense na cultura brasileira ganhou destaque no Encontro da Rede Nacional Escolas Livres – o balanço da rede 2025, realizado em Fortaleza (CE), por meio da participação do Instituto Inrede, organização responsável pelo projeto COLOIADO – Núcleo Jovem de Produção Cultural.
A iniciativa integra a rede apoiada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Pró-reitoria de Cultura (Procult).
Com uma proposta que alia formação técnica, vivência prática e desenvolvimento de habilidades de vida, o projeto Coloiado capacita jovens em produção cultural, turismo, sustentabilidade, comunicação e gestão. A metodologia aplicada pelo Instituto Inrede articula teoria e prática com foco na inclusão e na empregabilidade juvenil, ampliando o acesso às políticas culturais e impulsionando trajetórias profissionais no setor.
A segunda edição do projeto COLOIADO atende 10 jovens em nível iniciante e 2 em nível avançado, oferecendo um percurso formativo distribuído em cinco módulos. O programa inclui aulas presenciais, oficinas práticas, mentorias e bolsas de estudo, criando oportunidades concretas para que jovens atuem como produtores culturais em suas comunidades.
Mais do que formar profissionais, o projeto valoriza a escuta ativa, o trabalho em rede e o fortalecimento das identidades culturais. A atuação do Instituto Inrede como Escola Livre reafirma o papel das organizações comunitárias na formulação de soluções criativas para os desafios dos territórios brasileiros.
Além do Instituto Inrede, Mato Grosso também foi representado no encontro pelo Instituto Cultural Casarão das Artes – Pedra 90 e pelo Instituto Saberes, instituições que reafirmam o papel das Escolas Livres como polos de desenvolvimento local, cidadania cultural e formação artística de base comunitária.
O Casarão das Artes, localizado na região periférica de Cuiabá, é uma referência na democratização do acesso à cultura. Com aulas gratuitas de dança (stiletto, de salão, de rua, afro e siriri), música, canto, audiovisual e atendimentos psicológicos, o espaço promove a inclusão por meio da arte. Com bolsas de permanência e apoio de editais e emendas, o Casarão atua diretamente na transformação de vidas por meio da formação continuada e da valorização das expressões culturais populares.
Já o Instituto Saberes atua fortemente no fortalecimento do livro, leitura e bibliotecas em Mato Grosso. Seu programa, desenvolvido em parceria com o MinC, realiza pesquisa, formação e imersões práticas em gestão de bibliotecas públicas e comunitárias. A iniciativa impacta diretamente municípios mato-grossenses e profissionais da leitura.
A presença dessas três iniciativas no Encontro Nacional mostra a diversidade de estratégias, públicos e linguagens que caracterizam a atuação das Escolas Livres em Mato Grosso, todas comprometidas com o direito à cultura como instrumento de transformação social.
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