Nos dias 06 e 07 de junho, às 19h, o Centro Cultural Casa de Vó, em Chapada dos Guimarães (MT), recebe a estreia do espetáculo "Palhaça é a Mãe", uma obra poética, inquieta e necessária que mergulha nas camadas profundas da maternidade, com a força da palhaçaria preta como linguagem central. A entrada é gratuita.
Idealizada e interpretada por Paula Biul, chapadense e artista há mais de 18 anos, a obra é resultado de uma pesquisa artística que já atravessa sua trajetória há alguns anos, tendo aparecido em experimentações cênicas anteriores. Agora, o que antes eram recortes, ganha forma em um espetáculo mais maduro, completo e visceral, ainda que a pesquisa siga em fluxo, pulsando em contínuo movimento, pronta para novos desdobramentos.
Com direção da diretora Soledad Yunge, formada em Artes Cênicas pela ECA/USP, Desmond Jones School of Mime & Physical Theatre e Ècole Philippe Gaulier e pela Universidade de Girona- Instituto Grefart no Master Integrativo em Arteterapia o espetáculo carrega também a força de um reencontro simbólico: Soledad foi uma das primeiras professoras de palhaçaria de Paula Biul. Esse reencontro entre mestra e aprendiz dá forma a uma encenação que une humor, poesia e política de forma sensível e afiada.
“Palhaça é a Mãe” é mais que um espetáculo, o que se apresenta é um manifesto inquietante sobre resistência, afeto e riso como potência de cura. É sobre mães e principalmente mulheres que riem, sangram, equilibram mundos e sonhos. rompendo estereótipos e abrindo espaço para narrativas potentes, por vezes silenciadas.
Como parte do projeto, será realizada a oficina “Parindo o Meu Nariz”, voltada exclusivamente para mulheres e pessoas que se identifiquem com o gênero. A atividade propõe uma imersão no universo da palhaçaria a partir da vivência maternal e racial das participantes. Em quatro encontros de quatro horas cada (totalizando 16 horas), a oficina convida as participantes a criarem suas próprias graças, explorando temas como identidade, cotidiano e ancestralidade, por meio de exercícios de expressão corporal, jogos de improvisação e partilhas afetivas.
O projeto "Palhaça é a Mãe" é fomentado pela secretaria de cultura, esporte e Lazer (Secel) por meio do edital Viver Cultura - Expressões Artísticas, com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo e é direcionado a diversos públicos, com o objetivo de promover representatividade, escuta e acesso à arte.
Ingressos já estão disponíveis no
PARA O DIA 06/06 ACESSE ESSE LINK: Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/palhaca-e-a-mae-espetaculo/2980952?_gl=1*fze2wi*_gcl_au*MTQ5ODc4MDAxOC4xNzQ4NjI1NTM3*_ga*MzY2NDI3Njg2LjE3NDg2MjU1Mzc.*_ga_KXH10SQTZF*czE3NDg2MjU2MDkkbzEkZzEkdDE3NDg2MjgyNzckajU0JGwwJGgxNDEwODI4MjE.&share_id=copiarlink
PARA O DIA 07/06 ACESSE ESSE LINK:
Sensação
Vento
Umidade