Orgulho do Nosso Mato Grosso - Site Notícas de Chapada - PI 11571
SANTANA
INFRAESTRUTURA

Governo e Rumo entregam Ponte Ferroviária do Rio Vermelho, marco da 1ª Ferrovia Estadual de MT

Com 743 km de trilhos, ferrovia deve impulsionar exportação de alimentos e conectar 16 municípios à malha nacional

03/06/2025 15h47
Por: Bárbara Rosa
Fonte: Com Mídia News
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo Logística entregaram em Rondonópolis, nesta segunda-feira (02), a Ponte Ferroviária sobre o Rio Vermelho, a primeira do pacote de obras da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso.

Durante a entrega, o governador Mauro Mendes (União) afirmou que o Estado deve ser, daqui uns anos, a região que mais tem "produção de alimentos no mundo".

"Mato Grosso tem o maior potencial de crescimento na produção de alimentos nas próximas décadas, respeitando rigorosamente a legislação ambiental brasileira, que é a mais rígida em termos de preservação no Mundo", disse o governador.

"Produzindo cada vez mais, nós temos que ter logística para tirar esses produtos do Estado, levá-los a diversas regiões do Brasil, mas principalmente aos portos brasileiros e ganhar o mundo. Mato Grosso é, seguramente, a região do planeta que mais vai contribuir com a produção de alimentos no mundo. Para isso, logística é fundamental", completou.

A 1ª Ferrovia Estadual terá 743 quilômetros de trilhos, que se dividirão em dois ramais: um interligando os municípios de Rondonópolis a Cuiabá e o outro, Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. O modal passará por 16 municípios do Estado, fazendo conexão com a malha ferroviária nacional e o Porto de Santos, em São Paulo.

A ponte ferroviária do rio Vermelho, entregue nesta segunda-feira, tem 460 metros de extensão e 12 vãos, o que faz dela a maior ponte da ferrovia estadual em Mato Grosso. No total, a ferrovia prevê a construção de 22 pontes, 21 viadutos, cinco passagens inferiores e dois túneis.

Segundo o presidente da Rumo, Pedro Palma, a primeira etapa da ferrovia, que liga Rondonópolis a Dom Aquino, com 162 quilômetros de trilhos, deve estar pronta para o funcionamento já em 2026. Um terminal deve ser instalado no segundo município para atender os produtores da região.

"Esses primeiros 162 quilômetros vão trazer uma capacidade adicional de transporte de mais de 10 milhões de toneladas por ano. Hoje, nós já levamos de Mato Grosso para o Porto de Santos quase 25 milhões de toneladas de produtos agrícolas. O novo terminal vai atender toda a região de Campo Verde, Primavera do Leste e região. É uma demonstração concreta de que a ferrovia não é só promessa, mas ações efetivas", explicou.

Já o prefeito Cláudio Ferreira destacou que a ferrovia será essencial para atender à crescente demanda por produção de alimentos. "Mato Grosso é a região do Brasil que dá certo. Com as ações do governo, o Estado é a região do país que dá certo para quem quer investir e crescer", declarou.

Participaram da entrega da ponte a senadora Margareth Buzetti, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, os deputados estaduais Carlos Avallone e Nininho, os secretários estaduais Fábio Garcia (Casa Civil), Gilberto Figueiredo (Saúde) e Laice Souza (Comunicação), o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, além de prefeitos dos municípios por passarão os trilhos da primeira ferrovia estadual.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Chapada dos Guimarães, MT
Atualizado às 17h02
25°
Parcialmente nublado Máxima: 29° - Mínima: 20°
25°

Sensação

2.39 km/h

Vento

44%

Umidade

SANTANA MARÇO
anuncie aqui
Blogs e colunas
anuncie aqui
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
matu terapias
Rua Antiga
site