Secretaria municipal de Agricultura Familiar, informou que a Fonte do Horto Florestal foi oficialmente reaberta para o abastecimento de água potável, após uma série de melhorias estruturais no local.
As obras incluíram a restauração da estrutura física da bica, com troca dos azulejos e substituição das torneiras, além da ampliação do espaço físico e pintura interna e externa. As intervenções visam oferecer mais conforto, segurança e qualidade no atendimento à população.
O fornecimento de água potável está disponível a partir do dia 2 de junho de 2025, de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h, com limite de até dois garrafões de 20 litros por pessoa. A água é proveniente de nascentes locais, própria para consumo humano. É proibido lavar objetos, pés ou rosto na fonte, a fim de preservar a qualidade da água.
O Horto Florestal, localizado no bairro Adolfo Koberstain, é também um importante espaço de preservação ambiental. No local está uma das principais nascentes do Rio Coxipó, que nasce no córrego Coxipozinho — com cerca de 1,5 km de extensão — e segue até o Véu de Noiva, formando depois, em Cuiabá, o próprio Rio Coxipó.
O espaço abriga ainda um viveiro de mudas com espécies nativas, frutíferas, ornamentais e medicinais, incluindo plantas terapêuticas utilizadas pela comunidade.
O Horto funciona gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e integra ações de conservação dos recursos naturais, geração de conhecimento e bem-estar para a população. A Prefeitura reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida em Chapada dos Guimarães.
Sensação
Vento
Umidade