A Secretaria Municipal de Assistência Social, e a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveu na manhã desta sexta-feira (06), uma caminhada em alusão à campanha “Maio Laranja”, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A mobilização teve início às 8h30, com concentração na Escola Municipal Maria Luiza, de onde os participantes seguiram até o Estádio Apolônio Bouret de Mello, local que recebeu a culminância da ação com apresentações e uma explanação sobre os objetivos da campanha.
Organizada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a caminhada buscou sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, do enfrentamento e da denúncia de crimes de violência sexual infantojuvenil. A iniciativa integra um conjunto de ações que vêm sendo realizadas no município durante o mês de maio, período em que se intensificam os esforços de conscientização em todo o país.
Durante a atividade, foi destacada as ações do Ministério Público, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, com foco em orientar a comunidade escolar sobre os meios de denúncia disponíveis e a importância da notificação de casos suspeitos.
O promotor de Justiça Leandro Volochko, que participou do evento, reforçou a necessidade de ações educativas e contínuas “É fundamental promovermos o debate e levarmos informações claras para nossas crianças, adolescentes, educadores e famílias. O silêncio é o principal aliado da violência, por isso, falar sobre o tema é um passo essencial para o enfrentamento.”
O secretário municipal de Assistência Social, Edmilson Freitas, destacou o compromisso da gestão com o tema, “A violência sexual contra crianças e adolescentes é um crime grave e, infelizmente, ainda recorrente. Nosso papel enquanto poder público é promover políticas que previnam e combatam essa realidade, envolvendo a sociedade como um todo nessa luta.”
Para Helia Mello, primeira-dama e apoiadora da campanha: “Esses crimes acontecem diariamente, muitas vezes de forma silenciosa. É preciso coragem para denunciar, mas também é necessário romper com a conivência. Quem protege o agressor também comete uma injustiça com a vítima.”
A caminhada contou com a presença de representantes do CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, APAE, Conselho da Comunidade da Comarca de Chapada dos Guimarães, servidores municipais e estudantes das escolas Maria Luiza, Abinel Pereira e Thermozina de Siqueira, além de membros da sociedade civil organizada.
Entenda o “Maio Laranja” e o Dia 18 de Maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000 em memória do Caso Araceli, ocorrido em 1973, quando uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e assassinada no Espírito Santo. O caso ganhou repercussão nacional e se tornou símbolo da luta pelos direitos da infância e adolescência no Brasil.
O Maio Laranja tem como objetivo mobilizar toda a sociedade para enfrentar a violência sexual infantojuvenil, promovendo ações educativas, divulgação de canais de denúncia como o Disque 100, e reforçando a responsabilidade coletiva na proteção integral de meninas e meninos em todo o país.
Sensação
Vento
Umidade