A Defesa Civil Municipal de Chapada dos Guimarães, em conjunto com a Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), está mobilizada no combate a focos de incêndio provocados pela queima irregular de lixo em lotes urbanos.
Nesta sexta-feira (06), as equipes intervieram em um terreno na Avenida Morro dos Ventos onde o fogo, utilizado para "limpeza" do local, quase atingiu uma residência próxima, colocando vidas e propriedades em risco.
De acordo com a Defesa Civil, a prática de ateamento de fogo em terrenos é comum, mas extremamente perigosa. No local, foram identificados três pontos de queima, com restos de materiais de construção, móveis como sofás e camas, e outros resíduos.
O uso de caminhões-pipa foi necessário para controlar as chamas e evitar danos maiores.
Riscos e alerta à população
A Defesa Civil reforça que a queima de lixo é proibida por lei e pode acarretar multas, além de ameaçar a segurança pública.
"Infelizmente, as pessoas jogam lixo e depois colocam fogo, sem considerar os riscos. Hoje, conseguimos evitar uma tragédia, mas é preciso conscientização", destacou o coordenador Robson Luís Barbosa.
A Defesa Civil orienta os moradores a não queimar lixo, folhas ou entulho e manter o terreno sempre limpo durante todo o ano. Práticas irregulares podem ser denunciadas aos Bombeiros pelo telefone 193, à Policia Militar pelo 190 e à Defesa Civil pelo (65) 9 9232-3811.
Sensação
Vento
Umidade