O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, afirmou que as obras de contenção no trecho conhecido como Portão do Inferno, na rodovia MT-251, devem ser retomadas em breve. A informação foi dada durante entrevista ao Podolhar, na qual citou conversas com o secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Marcelo de Oliveira.
Segundo Ricardo, os principais entraves para a obra já foram resolvidos. "Agora vai deslanchar. As questões ambientais estão todas resolvidas. O que falta são ajustes técnicos, como a definição sobre como remover um barranco", explicou o presidente do TCE-MT. A obra havia sido paralisada anteriormente por questões operacionais.
A MT-251 é uma estrada-parque administrada pelo Governo de Mato Grosso, mas todo o seu entorno faz parte do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, uma área Federal. Por isso, para garantir a intervenção, em abril de 2024, o Estado solicitou uma licença ambiental junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
No final de junho do ano passado, o Ibama emitiu a autorização necessária para o início das obras, no valor de R$ 29,5 milhões.
Duplicação da MT-251 segue em planejamento
Em outro trecho da entrevista, Sérgio Ricardo mencionou que o governador Mauro Mendes (União) garantiu ter recursos para a duplicação da MT-251 entre o Trevo do Manso e Chapada dos Guimarães.
A Sinfra-MT já iniciou os procedimentos para desapropriações necessárias ao longo da MT-251, exceto em áreas dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Enquanto isso, a retomada da obra no Portão do Inferno aguarda apenas a solução dos últimos detalhes técnicos, segundo as autoridades.
"Vejo um futuro muito bonito e de muito progresso para essa região toda de Chapada dos Guimarães", concluiu Sérgio Ricardo.
Sensação
Vento
Umidade