SANTANA
GOVERNO - CRIMES AMBIENTAIS
JUNHO VIOLETA

Campanha Junho Violeta reforça o combate à violência contra idosos

Caminhada mobilizou a comunidade para alertar sobre a violência contra idosos.

18/06/2025 07h50Atualizado há 3 semanas
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Prefeitura de Chapada dos Guimarães
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O Dia Mundial de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, foi celebrado em 15 de junho e a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS Flor do Cerrado, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, promoveu, na manhã desta segunda-feira (17), uma ação pública em frente à sede do Executivo Municipal.

O evento integrou a programação da campanha “Junho Violeta”, que tem como foco a conscientização da população sobre os diferentes tipos de violência praticados contra pessoas idosas e a importância da denúncia.

A manhã foi marcada por momentos de reflexão, atividades recreativas, pronunciamentos de autoridades e um café da manhã oferecido aos participantes, com destaque para a presença de idosos atendidos pelos serviços socioassistenciais do município.

O Prefeito Osmar Froner destacou, em sua fala, o compromisso da gestão com a proteção da pessoa idosa. “É dever do poder público garantir políticas de proteção e assistência à nossa população idosa. A violência contra os idosos é inaceitável e precisa ser enfrentada com ações concretas, de orientação e mobilização social”, afirmou.

A Primeira-dama Hélia Mello, também presente, enfatizou a importância da campanha Junho Violeta, que ocorre em nível mundial. “Durante todo o mês de junho, é um alerta a sociedade, os familiares e os próprios idosos sobre os riscos e as formas de violência.”, ressaltou.

O Juiz de Direito da Comarca de Chapada dos Guimarães, Leonísio Salles, reforçou a necessidade de garantir o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003). “É fundamental que todos conheçam os direitos dos idosos e que a justiça atue de forma firme diante de qualquer violação. A sociedade tem um papel essencial na denúncia e na proteção”, destacou.

Estiveram presentes também o Secretário Municipal de Assistência Social, Edmilson Freitas, Vereadores Angela Brito, Carlinhos e Fernanda Ferreira, o Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, representantes da Polícia Militar, o coordenador do CRAS Flor do Cerrado, Renan Torres, além de servidores da Assistência Social.

Durante o evento, foram apresentadas as principais formas de violência contra a pessoa idosa, como:

  • Violência física: agressões e maus-tratos corporais;

  • Violência psicológica: xingamentos, humilhações e ameaças;

  • Violência financeira: uso indevido de aposentadorias, pensões e cartões bancários;

  • Violência patrimonial: apropriação de bens sem consentimento;

  • Violência sexual: abusos contra a integridade física e sexual do idoso;

  • Negligência e abandono: falta de cuidados básicos e desassistência.

O Secretário de Assistência Social, Edmilson Freitas, reforçou que a rede socioassistencial está à disposição para orientar e acolher denúncias. “Queremos que a população se sinta segura em denunciar. Nossos serviços estão preparados para acolher as vítimas e encaminhar os casos aos órgãos competentes”, disse.

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães reforça que violência contra a pessoa idosa é crime e que casos devem ser denunciados. Se você souber ou presenciar alguma situação de violência, denuncie: Disque 100.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Chapada dos Guimarães, MT
Atualizado às 17h03
24°
Tempo limpo Máxima: 29° - Mínima: 14°
23°

Sensação

0.95 km/h

Vento

30%

Umidade

SANTANA MARÇO
anuncie aqui
Blogs e colunas
anuncie aqui
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
matu terapias
Rua Antiga
site