Acontece neste domingo, 22 de junho, a 1ª Mostra de Processo – Derrame: Danças de Muitos Rios, com início às 18h30, no espaço CAFUA, localizado no bairro Aldeia Velha, em Chapada dos Guimarães. A entrada é gratuita.
A mostra marca a abertura do processo criativo do espetáculo “Entre as Memórias de Um Rio que Morreu Afogado e a Marcha dos Prédios Iluminados” e apresenta ao público os resultados parciais das residências artísticas conduzidas pelos artistas Ricardo Januário, Bel Araújo, Oz Ferreira e Fagner Lourenço. O projeto é realizado pela Roça de Sal – Viveiro Cultural, com recursos do Edital Viver Cultura da Lei Paulo Gustavo, via Secel-MT.
As ações aconteceram em Chapada dos Guimarães e se inspiraram nas histórias, gestos e saberes de comunidades ribeirinhas do município, com destaque para a Comunidade Barra do Bom Jardim, afetada pela construção da Usina Hidrelétrica de Manso. A proposta busca valorizar a memória coletiva e refletir sobre os impactos sociais e ambientais causados pelo alagamento de áreas tradicionais.
A diretora e dramaturga do espetáculo, Oz Ferreira, que cresceu às margens dos rios hoje submersos pela usina, afirma que o trabalho é uma forma de resistência e reexistência: “Quando não nos escutam, apagam nossos rastros. Quando não nos veem, apagam nossos rostos. Aqui, quem narra somos nós”.
A mostra também marca o encerramento do 3º Ciclo Técnico-Criativo – Corpo-Projeção: Memórias em Superfície Cênica, com orientação de Fagner Lourenço. A etapa envolve práticas como videomapping, composição visual e projeções mapeadas, que expandem o espetáculo para além dos corpos em cena.
Além da apresentação, haverá uma roda de conversa aberta ao público, como espaço de escuta e troca sobre o processo de criação. A atividade convida a refletir sobre memória, território e os modos de vida que resistem entre margens e histórias.
Serviço
1ª Mostra de Processo – Derrame: Danças de Muitos Rios
Data: 22 de junho de 2025
Horário: 18h30
Local: CAFUA – Espaço Cultural, Bairro Aldeia Velha, Chapada dos Guimarães – MT
Entrada gratuita
Sensação
Vento
Umidade