O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (União Brasil), assegura que a paralisação das obras de retaludamento na região do Portão do Inferno, na MT-251, não deve impactar negativamente o 38º Festival de Inverno, que acontece de 25 de julho a 3 de agosto. Segundo o prefeito, como o período de chuvas já cessou, a Estrada Parque não deve ser afetada pela instabilidade do sistema de “pare e siga”, adotado quando há risco de desmoronamento.
“Esperamos um público entre 70 mil e 80 mil pessoas [durante todo o festival]. O investimento é de R$ 9 milhões, mas estimamos que o evento movimente cerca de R$ 90 milhões em comércio e hospedagem”, celebra Froner, em entrevista ao RD News.
O gestor destaca que, mais uma vez, a programação é ampla e deve atrair um grande número de turistas à cidade, conhecida pelas suas belezas naturais e por sediar grandes eventos.
O Festival contempla variados estilos musicais, como pop, rock, samba, pagode, sertanejo e axé, garantindo diversidade e entretenimento para todos os públicos. Entre as atrações confirmadas para este ano estão: Sorriso Maroto, que abre o festival em 25 de julho; Thiaguinho, no dia 1º de agosto; e Luana Prado, no dia seguinte.
Além disso, o evento terá mais de 50 atrações regionais e locais, entre cantores, bandas, DJs, grupos folclóricos, apresentações de siriri, concerto de violão, expressões afro-brasileiras como o Quilombo de Nanã, além de espetáculos teatrais e performances cênicas.
Entre os destaques locais estão artistas como João Eloy, Lorena Ly, Gabriel Brito e Caius Moretti, além de nomes conhecidos do cenário mato-grossense como Trio Maravilha, Billy Spindola, Novo Som e Yuri e Gustavo, Mattheuzinho, e Dj Detona. Também estarão no palco os artistas contemplados por meio do edital de seleção pública promovido pela prefeitura.
Oficinas, cultura e formação
Além dos shows, o público poderá participar de programação com oficinas de artesanato, vivências literárias, RPG, cerâmica, bordados, fotografia, mostra de cinema, artes cênicas e exposições que contemplam desde artes urbanas até as fibras do Cerrado. Além disso, estarão presentes as expressões de cultura tradicional e afro-brasileiras, assim como atividades de dança circular e práticas corporais.
Ao todo, 38 projetos foram selecionados via Edital de Projetos Culturais do 38º Festival de Inverno para compor essa programação formativa e artística, que será realizada em diferentes espaços culturais do município.
Portão do Inferno
Na semana passada, o Governo do Estado anunciou a construção de um túnel no Portão do Inferno, após identificar falhas e riscos na execução das obras de retaludamento, que inicialmente era a solução adotada devido aos riscos de desabamentos no local.
Atualmente, a Sinfra trabalha na elaboração do anteprojeto de engenharia para lançar a licitação visando à contratação integrada de uma empresa. A expectativa é que o edital seja publicado em agosto deste ano.
O prefeito de Chapada, por sua vez, tem cobrado uma solução definitiva para a questão e articula esforços pela flexibilização de três acessos à cidade turística, que vem sendo negativamente impactada pela situação há mais de um ano e meio.
Froner conta com o apoio da Assembleia Legislativa, e o tema está sendo debatido junto à Casa Civil e à Secretaria Estadual de Infraestrutura.
Sensação
Vento
Umidade