CASA CHAPADENSEO Notícias de Chapada criou esta coluna para te inspirar a contruir sua casa dos nhos, te fazer pensar em sua casa como lugar de beleza e harmonia! Muita criatividade e bom-gosto com orçamento bem pequenininho.
A iluminação de um ambiente é um dos itens mais importantes de um projeto de reforma ou construção. Tanto que algumas empresas têm se especializado na área, aplicando de luz em um determinado ambiente para criação de efeitos que valorizem tanto a área externa quanto interna de uma residência.
Uma boa iluminação de área externa deve levar em conta uma serie de fatores, como o tipo de lâmpada, a composição com os outros elementos dispostos no local, o estilo que combina com o do proprietário (ou função do edifício) e as cores.
A iluminação de ambientes como o jardim, área gourmet, piscina ou qualquer outro que fique do lado de fora de sua casa é de fundamental. Porque, dependendo das escolhas que você fizer, a área externa pode ser completamente diferente do imaginado. Planejamento é a palavra chave, perguntando qual é seu estilo e que iluminação se encaixa melhor em cada lugar que você vai botar.
Fluorescente: As “lâmpadas frias”, não dissipam calor como as incandescentes. Em geral emitem iluminação branca ou levemente azulada e estão disponíveis em formatos tubulares ou compactas.
Led: LED é a nova sensação da iluminação por terem maior durabilidade e custo beneficio. Duram mais e consomem menos energia elétrica.
Se a intenção é iluminar uma área gourmet, luminárias são as melhores pedidas. Já em um jardim é recomendado por luzes direcionais, que destaque as plantas e arranjos mais bonitos.
Luzes coloridas chamam atenção para o aspecto moderno do anfitrião, luzes mais baixa deixam o clima mais íntimo e aconchegante, lustres dão um ar clássico. Nessa pelo clima perfeito, vale testar várias opções até encontrar o que melhor se encaixa no seu estilo.
Na hora de equipar sua área de preferência a aparelhos especialmente desenvolvidos com essa finalidade. Como é o caso das arandelas, tartarugas, tochas, dos refletores, postes, espetos para jardins, balizadores, pendentes de teto e projetores, dentre outros elementos que podem literalmente iluminar os ambientes externos da sua resistência.
Não escolha de maneira aleatória os acessórios para iluminação externa. Para,isso, considere todos elementos da área, especialmente o piso. Se o piso for claro ou de pedriscos, por exemplo, aposte em postes brancos. Caso o piso seja gramado, com pedras escuras ou decks amadeirados, o ideal é investir em postes pretos. Um detalhe que parece simples pode fazer toda diferença.
As áreas externas podem ter elementos coloridos, como flores de diferentes tonalidades, playground para as crianças ou bancos pintados. Não se esqueça de comprar fiações com proteção reforçada, para caso ela fique exposta às crianças, não ocorram acidentes.
Para planejar os esquemas de iluminação de jardim, é recomendável que você mesmo dê uma volta no local durante a noite. Com isso, você notará que ponto esta precisando de luz e também poderá decidir quando e como você quer utilizar esse espaço.
Corredores, trajetos, entradas, garagens, escadas, degraus, decks, quintais, jardins e piscina.
Sensação
Vento
Umidade