FORMAÇÃO MUSICAL
Primeiros técnicos em Instrumento Musical do Brasil se formam em curso que incluiu Chapada dos Guimarães
Iniciativa da Seciteci formou 252 alunos em cinco municípios; aulas contemplaram teoria, prática e empreendedorismo
20/03/2026 12h58
Por:
Foto: Reprodução/Secom-MT

Os primeiros técnicos em Instrumento Musical do país celebraram sua formatura nesta quinta-feira (19), no Cine Teatro Cuiabá. Ao todo, 252 alunos concluíram o curso pioneiro, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) em parceria com a Fundação Educamais, marcando um importante avanço na formação profissional na área musical no Brasil.

Ao longo de doze meses, o curso foi oferecido nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio, Chapada dos Guimarães e Poconé, com aulas semipresenciais. Entre os conteúdos abordados estiveram teoria e arranjos musicais, empreendedorismo e aulas práticas de instrumentos como violão, violino, guitarra, bateria, cavaquinho, saxofone, trompete e contrabaixo, entre outros.

A aluna Thaís Rodrigues destacou a importância da formação. "A formação foi excelente, com professores extremamente capacitados. A música passou a ter ainda mais significado na minha vida, inclusive consegui compor minha própria canção e vivenciar diferentes instrumentos ao longo do curso", afirmou.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, afirmou que o curso é pioneiro no país e representa o trabalho do Governo do Estado na oferta de educação profissional técnica. "Estamos falando de uma formação técnica inédita, que une arte, cultura e qualificação profissional, ampliando oportunidades para nossos jovens", destacou.

O coordenador técnico pedagógico do curso, Alex Teixeira, afirmou que a conclusão da primeira turma é motivo de orgulho. "Construímos uma formação que vai além da técnica, estimulando a criatividade, a expressão e também o olhar empreendedor dos alunos", concluiu.

O curso técnico de Instrumento Musical foi promovido por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, Fundação Educamais, Unidade de Educação de Cuiabá e Assembleia Legislativa.