Notícias de Chapada
CALM

Cineclube Calm apresenta nova temporada audiovisual e rodas de conversa com artistas de MT

Programação gratuita reúne diretores, alunos, pesquisadores e realizadores em uma série de encontros voltados ao cinema independente, aos processos criativos e à experimentação audiovisual

19/06/2026 09h56
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Da Assessoria

O Cineclube CALM – Centro Audiovisual Luiz Marchetti inicia uma nova temporada de atividades reafirmando sua vocação como espaço de difusão do cinema autoral, da videoarte e da experimentação audiovisual em Mato Grosso. Com uma programação escolar e outra aberta ao público, o projeto promove encontros de escolas com cineastas comentando seus trabalhos  e em outras sessões grava as apresentações para serem convertidas em aulas-links, assim posteriormente o Cineclube CALM terá um repertório não apenas de filmes, videos e criações audiovisuais, mas também a apresentação de autores de nosso Estado. É uma maneira de valorizar os pesquisadores e realizadores que dialogam com o cinema, as artes visuais e os processos contemporâneos de criação. Não basta ver o filme, o legal aqui é conhecer criadores e trocar idéias.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Governo de Mato Grosso / SECEL-MT, fortalecendo o acesso democrático ao audiovisual e ampliando as possibilidades de circulação do cinema independente em Mato Grosso. 

Fundado em 2008, o CALM consolidou-se como referência na formação de público e na valorização do audiovisual independente, reunindo produções que ampliam o debate sobre diversidade, memória, identidade, arte e cultura.

A abertura da programação aconteceu no dia 15 de junho, às 19h, com o artista visual André Gorayeb. Conhecido pelo trabalho desenvolvido a partir do desenho, da narrativa visual e de processos experimentais de criação, Gorayeb compartilhou sua trajetória artística, referências e metodologias de trabalho, apresentando animações digitais, descobertas e sistemas que estruturam suas obras na criação de games. 

A programação no dia 20 de junho (sábado), às 19h, tem participação da multiartista Amanda Homem, em um encontro dedicado às relações entre imagem, criação contemporânea e audiovisual. 

No dia 21 de junho (domingo), às 18h, será a vez do renomado colorista Marcelo SantAnna, que conduzirá uma conversa sobre seus processos criativos na COR CINEMATOGRÁFICA, linguagem técnica e processos de experimentação nesse campo essencial do audiovisual autoral. 

Já no dia 22 de junho (segunda-feira), às 18h, a pesquisadora e cineasta Juliana Segóvia apresentará um bate-papo sobre seus filmes, documentários, experiências audiovisuais no Cinema Negro em Mato Grosso.

No dia 23 de junho (quarta-feira), às 19h, o Cineclube CALM promove um encontro com Jeff Keese e Luiz Marchetti, idealizadores do projeto e articuladores da cena cultural mato-grossense. A conversa abordará a trajetória dos trabalhos de vídeo arte apresentados no 26º Salão Jovem Arte de 2021. Uma seleção de videos incríveis de diversos artistas de Mato Grosso.

Esta programação será encerrada no dia 26 de junho (sexta-feira), às 19h com a projeção do documentário de Uri Bezerra. Uri, o cineasta residente desta edição, é o responsável pela gravação e edição das aulas-links que posteriormente entrarão em outras edições do Cineclube CALM.

E nesta sexta feira 26 de junho haverá uma celebração de encerramento as 19h30 com Dj Naiggaz discotecando o melhor do hip hop, bass, RnB & soul e samba rock. Nas projeções o público irá rever rever melhores momentos de todos que se apresentaram durante esta edição do Cineclube CALM.
 
As 14 EDIÇÕES ESCOLARES estão ESGOTADAS, iniciaram em 09 de junho e seguem até o dia 30 de junho incluindo cinema para surdos e cinema adaptado para cegos. O repertório de Luiz Marchetti para o cinema escolar inclusivo são obras com a dupla Nico e Lau, sobre combate a violência contra mulher, preservação ambiental e o endividamento das famílias brasileiras com as bets.

 Todas as atividades são gratuitas e contam com vagas limitadas, buscando proporcionar uma experiência mais próxima entre convidados e participantes.

PROGRAMAÇÃO ABERTA PARA TODOS

 André Gorayeb 15 de junho (segunda-feira) – 19h

Amanda Homem 20 de junho (sábado) – 19h

 Marcelo Sant’Anna 21 de junho (domingo) – 18h

 Juliana Segóvia 22 de junho (segunda-feira) – 18h

 Jeff Keese e Luiz Marchetti 23 de junho (quarta-feira) – 19h

 Uri Bezerra 26 de junho (sexta-feira) – 19h
Sess
ão Especial de Encerramento do Cineclube CALM

Mostra comemorativa com videos e DJ Naiggaz

SERVIÇO

Cineclube CALM – Centro Audiovisual Luiz Marchetti

Rua Zulmira Canavarros, 285 – Centro Norte – Cuiabá (MT)

Entrada gratuita

Os ingressos são distribuídos através da plataforma Sympla, disponíveis na bio do perfil do CALM no Instagram.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Chapada dos Guimarães, MT
Atualizado às 13h04
31°
Parcialmente nublado Máxima: 31° - Mínima: 21°
30°

Sensação

2.3 km/h

Vento

29%

Umidade

anuncie aqui
Adsense Sessão Política
FESTIVAL DE INVERNO 2026
Blogs e colunas
anuncie aqui
Últimas notícias
Mais lidas
Rua Antiga
matu terapias
site