Notícias de Chapada
Farmácia
CIRCUITO CACHOEIRAS

O Circuito das Cachoeiras está Aberto!

Esse é um bom momento para a participação da comunidade local no manejo e na preservação do Parque Nacional

Turismo em Mato Grosso

Turismo em Mato GrossoA coluna Turismo em Mato Grosso é formada por profissionais do turismo de Mato Grosso integrantes da Associação de Guias e Condutores de Ecoturismo (AGCE). O intuito da coluna é fomentar o turismo em Mato Grosso com assuntos relevantes ao setor, apresentar os principais atrativos do estado, contextualizar os problemas ambientais da região e discutir políticas públicas voltadas ao turismo regional.

25/11/2021 14h19Atualizado há 1 semana
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Domingos Pires Neto - Coordenador Financeiro da AGCE
Gustavo Franco - Agência Biodiverse
Gustavo Franco - Agência Biodiverse

Após 14 anos o circuito das Cachoeiras do Parque Nacional está aberto à visitação de forma livre e democrática. Essa região compreende o local marco da criação do Parque Nacional em 1989 à Cachoeira dos Malucos hoje chamada de Andorinhas, que foi defendida por um grupo de ambientalistas que lutaram contra a construção de uma represa no local, o que desencadeou no movimento de criação do parque. O local sempre foi utilizado pela comunidade local como área de lazer e recreação nos anos 90 e em abril de 2008 foi fechado para visitação auto guiadas devido à falta de infraestrutura. Porém a partir do dia 23 de novembro de 2021 o atrativo será entregue à comunidade local novamente. Para realizar a visitação no local o visitante deve se encaminhar a portaria da Cachoeira Véu de Noiva entre as 9h e às 11h, a capacidade de carga diária será de 150 visitantes por dia, importante lembrar que a visitação seguirá o Plano de Manejo da Unidade de Conservação e isso implica em uma série de regras como: Não permitida entrada de bebidas alcoólicas, churrasqueiras entre outras regras que podem ser consultadas no site da unidade de conservação.

Esse é um bom momento para a participação da comunidade local no manejo e na preservação do Parque Nacional, isso será fundamental para o bom funcionamento do novo sistema de visitação. Além de atrair visitantes do mundo inteiro que irão encontrar mais uma opção gratuita e de qualidade para suas atividades de fotografia, observação de vida selvagem, lazer e recreação, favorecendo todo o comércio local e principalmente a rede hoteleira do município. O acompanhamento de guia de turismo passa a ser opcional e o mesmo deve ser feito através de agendamento com o seu guia de turismo de confiança. Os demais roteiros da Chapada dos Guimarães como o Morro São Jerônimo, Cidade de Pedras, Vale do Rio Claro, Cavernas, Águas do Cerrado e Cachoeiras do Paraíso, continuam sendo realizados com a acompanhamento obrigatório de um profissional devidamente cadastrado nesses atrativos o que garantirá o emprego de dezenas de profissionais que vivem diretamente do turismo na região.

Contudo o município de Chapada dos Guimarães comemora a reabertura deste que é nosso principal cartão postal e convida a todos os interessados que venham desfrutar de nossas inúmeras atrações turísticas. O parque nacional é de todos e a partir de agora todos seremos responsáveis pela sua preservação garantindo para as futuras gerações o direito de aproveitar as mais lindas cachoeiras da região de forma gratuita e democrática.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Chapada dos Guimarães - MT
Atualizado às 16h51
32°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 21°
36°

Sensação

11.7 km/h

Vento

54.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Kombuxaê
Arranha Céu farmácia Ultra
anuncie aqui
Blogs e colunas
Rua Antiga
anuncie aqui
Últimas notícias
Mais lidas
anuncie aqui
Anúncio