Os erros identificados em material publicitário de divulgação sobre os atrativos de Chapada dos Guimarães durante a Feira Internacional do Turismo (FIT) do Pantanal, realizada recentemente em Cuiabá, foi reconhecido pelo secretário Municipal de Turismo de Chapada, Alexandre Parreira Severino, mais conhecido como Barão, que se recusa a falar em valores pagos para a agência de publicidade contratada pela Prefeitura.
Ele afirmou em nota pública divulgada no site da Prefeitura de Chapada dos Guimarães a decisão de não recolher o material publicitário, por considerar a troca de fotografias um pequeno erro, nada comprometedor diante da “participação de destaque do município” na FIT Pantanal.
A nota foi emitida em nome da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Chapada dos Guimarães. O referido material publicitário, logo que se tornou público, chamou imediatamente a atenção dos guias de turismo que atuam em Mato Grosso, gerando inúmeras críticas em grupos de WhatsApp.
Em reunião do COMTUR convocada para o dia 06 deste mês de junho, quinta-feira da semana passada, abordou o assunto. Barão não atendeu a reportagem, mas participou da reunião do Conselho com muita munição contra a preocupação dos guias de turismo.
A preocupação dos guias para com os gastos que a publicidade representou para os cofres públicos também foi abafada. Barão se recusou a dizer quanto o governo municipal pagou para a agência de publicidade contratada para fazer a publicidade sobre os atrativos chapadenses.
Houve muita discussão acirrada. Porém, no frigir dos ovos, a argumentação de Barão convenceu aos membros do COMTUR sobre a “insignificância” da troca de fotos de atrativos de Chapada dos Guimarães, por imagens de outros estados. Os membros do COMTUR decidiram assinar a nota pública com a pasta municipal de turismo.
A foto da Cidade de Pedras que colocaram no folder, por exemplo, não é de Chapada. Segundo os guias, a referida foto foi encontrada em um site de São Paulo. Outro erro apontado pelos guias de turismo está na foto da Lagoa Azul, que, na verdade, é da caverna de Chapada Diamantina, no Complexo da Patrinha.
A nota foi emitida logo após a reunião e, mesmo reconhecendo a falha, assegura que o município “participou de forma inédita com infraestrutura em todos os setores do evento, sendo, um estande do destino (em formato de ilha), um estande do GEOPARQUE de Chapada dos Guimarães, um estande do Santuário dos Elefantes, dois boxes com representantes da Agricultura Familiar e dois boxes com representantes do artesanato".
Sensação
Vento
Umidade