UM FILME A DOISElton Rivas é apaixonado por cinema, vídeo, séries, comerciais de TV e outras expressões audiovisuais. Psicólogo, Doutor em Comunicação e Semiótica e professor universitário.
Os janízaros constituíam a elite do exército dos sultões otomanos. Era uma força militar criada em 1330, formada basicamente por crianças não muçulmanas, geralmente cristãs, capturadas em batalha, levadas como escravas e transformadas em soldados. Os jovens eram educados de acordo com a Lei Islâmica e na língua turca, ao mesmo tempo em que aprendiam a manejar armas. Cresciam tendo o Sultão como figura paterna, a quem estariam dispostos a defender até a morte, mesmo contra seu próprio povo de origem.
Nosso filme de hoje é "O Fundamentalista Relutante" (2013), da diretora Mira Nair, "uma diretora indiana fazendo filme paquistanês nos Estados Unidos", como ela mesma afirmou em entrevista. A trama funciona como uma atualização, uma metáfora da história dos janízaros. A história gira em torno de Changez Khan (Riz Ahmed), um jovem paquistanês que se muda para os Estados Unidos para estudar em Princeton e posteriormente trabalha em Wall Street. Changez se apaixona pelo estilo de vida americano e é bem-sucedido profissionalmente, mas os eventos do 11 de setembro mudam drasticamente sua vida e percepção.
Assim como os janízaros, Changez se vê dividido entre suas raízes e sua nova vida, enfrentando pressões para se conformar e se adaptar a um novo conjunto de valores que muitas vezes contradizem suas origens. Enfrentando a discriminação e hostilidade nos Estados Unidos, o personagem vive um dilema atravessado por temas de identidade, lealdade, choque cultural e os efeitos do pós-11 de setembro no relacionamento entre o Ocidente e o mundo islâmico.
A figura do soldado convertido, lutando pela manutenção e imposição de valores diferentes ou até mesmo contraditórios aos seus, é um paralelo interessante ao do jovem Changez, um paquistanês vivendo o sonho americano, mais particularmente, o sonho sonhado em Wall Street, embalado por ternos bem cortados, dinheiro e muita ganância.
Repleto de identidades fragmentadas, lealdades colocadas em cheque, hibridismos e incertezas, o filme é muito pertinente em tempos de verdades tão absolutas, em que parece que todos devemos escolher um lado do campo de batalha, sem contaminações. Changez, assim como os janízaros, representa a luta interna de muitos que vivem entre culturas, tentando encontrar um equilíbrio entre suas heranças e as demandas de suas vidas atuais.
Em um cenário onde as fronteiras entre "nós" e "eles" se tornam cada vez mais rígidas, "O Fundamentalista Relutante" serve como um lembrete poderoso da importância da empatia, da compreensão e da capacidade de ver o mundo através dos olhos dos outros.
Onde assistir: https://www.justwatch.com/br/filme/o-relutante-fundamentalista
Sensação
Vento
Umidade