Criado pelo Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, o reality Prato Brasil apresenta mais uma disputa entre candidatas do universo agro com talento para a cozinha nesta quarta-feira (28), às 22h, no canal Sabor & Arte. A eliminatória vai definir a finalista da região Centro-Oeste.
As três concorrentes preparam receitas que devem conter, obrigatoriamente, ingredientes típicos de sua região de origem. A apresentação fica a cargo de Luly Barbero, da TV Tarobá, afiliada da Band. O júri, por sua vez, reúne um time de especialistas: a Chef Larissa Januário (Jantar O Quê/Sabor & Arte); o jornalista Tavinho Ceschi (Dia a Dia Rural/Terraviva), além de um Chef convidado representando o instituto de gastronomia Le Cordon Bleu.
Cabe aos jurados a definição de quem conquista a vaga na grande decisão. Entre as finalistas, as três melhores colocadas vão ganhar prêmios oferecidos pelo Le Cordon Bleu: a vencedora será contemplada com um workshop em Paris, enquanto as demais farão curso de curta duração em São Paulo.
A candidata melhor avaliada do Centro-Oeste se junta a Maristela Nicolellis e Adalgisa Mariano, já classificadas, respectivamente, pelas regiões Sudeste e Norte. Em setembro, vai ao ar a etapa classificatória do Nordeste. Em outubro, será a vez do reality selecionar a finalista da região Sul. O Prato Brasil também é exibido pelo canal Terraviva.
Conheça as candidatas da região Centro-Oeste:
Suzahn Fernandes da Guia, de Sinop (MT) - Suzahn, natural da Chapada dos Guimarães, sempre amou cozinhar, especialmente pratos locais, como peixe Matrinchã e castanha do Pará. Já competiu em um reality regional e precisou abrir mão do MasterChef. Ela administra, ao lado do marido, uma empresa de energia solar que ajuda áreas rurais a se tornarem mais sustentáveis. No Prato Brasil, vai mostrar habilidades com ingredientes regionais.
Adriana Maldonado de Barros, de Campo Grande (MS) - Com descendência indígena e paraguaia, Adriana Maldonado é conhecida como Bugra. Apaixonada pela culinária sul-matogrossense, ela se empenha em preservar as tradições e a cultura do Estado. Criou um canal para contar histórias por trás dos pratos que prepara. No Prato Brasil, ela apresenta o Macarrão de Comitiva, típico da região pantaneira, e a Paçoca Pantaneira, uma especialidade de sua mãe.
Rafaela de Nápoli, de Rio Verde (GO) - Nascida em uma família que mistura raízes mineiras e italianas, Rafaela de Nápoli é engenheira agrônoma, assim como seu pai. Apesar da vida agitada, ela encontra na cozinha um refúgio. Suas habilidades culinárias são marcadas por pratos que remetem às suas origens, como o risoto. A candidata também se destaca por preparar o Arroz de Puta Rica, adaptação de uma tradicional receita goiana, substituindo ingredientes e aprimorando a técnica para torná-lo ainda mais saboroso.
Sensação
Vento
Umidade