SANTANA
- MOVIMENTO MT POR ELAS
PONTOS DE ENERGIA

Mais que uma profissão, conexão com a natureza como estilo de vida

A terapeuta integrativa Vera Holística encontrou em Chapada dos Guimarães lar, sustento, respostas e cura

Gente de Chapada

Gente de ChapadaLugar de contar histórias de gente comum, gente de verdade, chapadenses que fazem a diferença, gente que batalha, muda as coisas, transforma de algum jeito o mundo ao redor e faz de Chapada dos Guimarães um lugar melhor pra se viver.

14/03/2021 14h21Atualizado há 4 anos
Por: Priscila Mendes
Fonte: Da Redação
Terapias propõem integração do indivíduo com a natureza. Foto por: Fábio Motta
Terapias propõem integração do indivíduo com a natureza. Foto por: Fábio Motta

Para uns, Chapada dos Guimarães é importante ponto energético, por ser considerada o Centro Geodésico da América do Sul. Para outros, é observatório de discos voadores. Para a maioria, é lugar de conexão com a natureza, por seus paredões, cachoeiras, fauna e flora preservadas, água límpida.

E por tudo isso, para Vera Lúcia da Silva Rondon, é mais que profissão, fonte de renda, é transformação, estilo de vida, escolha, encontro.

A história de Vera Holística com Chapada dos Guimarães já tem mais de 20 anos. Começou quando, até então católica, se identificou com um grupo exotérico que se reunia em Chapada, em 1998, e passou a “namorar” a cidade.

Vista do Espaço de Acolhimento Terapêutico. Foto por: Vera Holística

Paralelamente, e como um convite do universo, Vera lidava com o diagnóstico de pré-câncer do útero e, juntamente com tratamentos médicos, despertou que estava emocional e espiritualmente doente. Permitiu-se vivenciar tratamentos com maior conexão com a natureza, como a biossaúde, que identifica desequilíbrio físico e psicológico a partir de pontos magnéticos, e “prescreve” uma alimentação vegana (anti-inflamatória, sem sofrimento animal e rica em fibras e nutrientes), chás de ervas e argila.

Um encontro com a natureza que nasceu da dor. “A doença me colocou no caminho e o caminho me colocou na cura”, reflete. Nada é por acaso, Vera acredita. “Tudo contribui para a construção de nossa caminhada na Terra e para nosso crescimento”, assegura. Depois disso, se encontrou como mestra reikiana (terapeuta reiki) e massoterapeuta.

Em 2000, apaixonada por Chapada, se mudou de vez. “Eu conhecia quase ninguém e fui bem acolhida”.

O desafio era, ainda, se posicionar como profissional das terapias holísticas em Chapada dos Guimarães, para garantir seu sustento e não precisar mais “descer” para Cuiabá. “Eu ia três vezes por semana, de ônibus, era muito cansativo”.

Compôs uma importante clínica em Chapada, a Cromus, e, desde então, é radicada profissionalmente, enquanto terapeuta holística, na cidade-energia. Hoje, Vera oferece banhos terapêuticos, massagem de pedras, reiki, massagem terapêutica, tratamento com argila, biomagnetismo e homeopatia, além de dominar outras terapias integrativas, mas que atualmente não oferece, como auriculoterapia (pontos energéticos na orelha) e acupuntura.

“É importante destacar o nome ‘terapia integrativa’: ela integra os tratamentos de saúde”, explica Vera Holística, pontuando que a proposta não é excluir os tratamentos médicos ou de outros profissionais de saúde, mas complementá-los, em uma perspectiva de “cura da alma” ou de harmonia entre corpo, mente, emoções e espírito.

Nessa linha, Vera considera fundamental o acolhimento, ouvir. “Percebo que quem me procura, mais do que uma das terapias, está buscando conversar, sentir que o outro entende sua dor”. A terapeuta se orgulha de ser educadora popular em saúde, título que conquistou em 2018, em curso do Ministério da Saúde, e que aplica em todo o seu fazer.

Nossa personagem desta edição da coluna Gente de Chapada transformou sua própria casa, em vasta área verde, no Espaço de Acolhimento Terapêutico Vera Holística, onde pacientes podem se hospedar para o tratamento, para contato com a natureza, ou podem reservar horário de atendimento.

Alguns tratamentos são oferecidos em cachoeira particular. Foto por: Fábio Motta

“O diferencial está no envolvimento do paciente com a natureza, fazer parte desse todo, do pertencimento. Muitas vezes, só de receber uma massagem olhando para o verde – que também é cor de cura, ouvir o canto dos passarinhos, a pessoa já encontra o equilíbrio”, exemplifica. Vera argumenta, inclusive, que não se trata de crenças místicas, mas de Lei da Física, quando explica a troca de energias: “o campo energético do maior [a natureza] absorve o campo do menor [o indivíduo]”.

Não só a casa de Vera se transformou por sua nova perspectiva de vida, ela própria mudou completamente. Busca tão profundamente a conexão com o meio, que se tornou vegetariana. “Quando a gente busca bem-estar, é preciso respeitar a natureza”, sintetiza.

Vera oferece seus tratamentos também em uma cachoeira particular (alugada por ela para esse fim): argila, massagem de pedras, benzimento, ali, em cima de alguma rocha, com todo aquele cenário compondo a experiência, ao som da queda das águas, com tudo fluindo.

Benzimento, é importante ressalvar, não é um serviço, é um dom e, por isso, ela não cobra. Agenda e solicita apenas doação de donativos para repasse a quem precisa, pautada na proposta de que o atendido também possa “desenvolver a troca” – receber e doar.

Ela também atende voluntariamente alguns casos, por indicação ou percepção própria: pessoas que não podem pagar, mas precisam vivenciar terapias integrativas e conexão com a natureza.

Atualmente, Vera compõe um importante e inovador projeto do SUS: a Academia de Saúde de Chapada dos Guimarães, que está em etapa de implantação de serviços, mas já oferece dança circular, reiki e consultas de homeopatia – por ela e por outras duas terapeutas. É Chapada na vanguarda do compromisso do SUS de promoção da saúde e de prevenção.

Quer conhecer mais sobre as propostas de Vera Holística ou agendar seu horário? Chame pelo (65) 9 9985-3380 ou siga no Instagram @veraholistica.

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Chapada dos Guimarães, MT
Atualizado às 22h02
19°
Tempo nublado Máxima: 33° - Mínima: 19°
19°

Sensação

0.64 km/h

Vento

96%

Umidade

SANTANA
anuncie aqui
Blogs e colunas
Rua Antiga
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
matu terapias
site