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CONCURSO NACIONAL

Alunos de Chapada são semifinalistas em concurso nacional

As mudanças climáticas e seu reflexo nas queimadas são o foco do projeto inscrito

25/09/2021 08h40Atualizado há 4 semanas
Por: Luciana Bonfim
Fonte: Da redação

A 8° edição do concurso “Solve for Tomorrow” tem como finalistas três alunos do 2° ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Coronel Rafael de Siqueira. O concurso é promovido pela Samsung e o projeto criado pelos alunos da Rafael de Siqueira tem como objetivo monitorar as mudanças climáticas causadas pelo fogo, em Chapada dos Guimarães.

Os alunos foram orientados pela professora de física, Hozana Donatila Delgado, em parceria com o professor Eduardo Vinícius Rocha Pires. Os autores do projeto são os estudantes Nicole Conceição, Vitória Cruz e Guilherme Figueiredo, que tiveram a ideia de fazer o projeto durante a inscrição para a 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT).

“Para participar nós deveríamos propor a missão de um CubeSat, formamos uma equipe e esses alunos começaram as pesquisas. A única coisa que eu orientei foi que eles pensassem em contemplar a região de Mato Grosso. Então, eles pensaram na própria Chapada dos Guimarães, que é onde a gente mora”, relata a professora Hozana  que inscreveu os alunos.

Eles conquistaram o 2° lugar no estado de Mato Grosso e foram premiados com um CubeSat, satélite miniaturizado de baixo custo, utilizado para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras.

Intitulado como “Less fire, more life”, que em tradução literal significa “Menos fogo, mais vida”, a proposta tem como objetivo principal analisar as mudanças climáticas, provocadas pelas queimadas, na região de Chapada dos Guimarães e foi inscrita no concurso.

“O nanossatélite vem com certos sensores que conseguem coletar alguns dados, como a umidade, temperatura, pressão atmosférica, o CO2. Coletando esses dados por vários dias ou várias horas, ele consegue ver uma certa variação e se, por exemplo, essa temperatura está muito elevada. Nosso objetivo é criar um aplicativo que envie um sinal de alerta e as pessoas que tiverem o código ou acessarem esse aplicativo serão notificadas sobre essa elevação ”, explica Hozana.

Delgado ressalta que a iniciativa desperta nos estudantes o interesse pela ciência e torna a aprendizagem mais significativa.

Para Vitória Cruz, de 16 anos, integrante da equipe, todo o processo para chegar à semifinal foi enriquecedor. “Para mim e para minha equipe o processo foi de muita pesquisa e muito estudo. O modo como cada orientador nosso nos recepciona ao nos ver nos abastece de forças, de encorajamento. Isso me marcou nesse momento lindo que estamos vivenciando”.

A aluna afirma que ficou surpresa quando soube do resultado, mas a felicidade foi ainda maior. “A expectativa para a divulgação dos projetos finalistas é grande, mas estamos muito felizes por ter chegado até as semifinais”, conclui a estudante.

A lista com o resultado dos projetos finalistas será divulgada no dia 8 de outubro, no site do concurso www.respostasparaoamanha.com.br

A iniciativa Solve for Tomorrow está presente em mais de 20 países e estimula os estudantes de escolas da rede pública de ensino a identificarem e solucionarem problemas sociais por meio da ciência e da tecnologia. É a segunda vez que o concurso está sendo realizado totalmente remoto.

(Com assessoria)

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