Após o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães não registrar focos de incêndio ativos, os pontos turísticos Vale do Rio Claro, Morro São Jerônimo e Cidade de Pedra são reabertos nesta terça-feira (01).
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a equipe do Parque está trabalhando para que os demais atrativos sejam reabertos o mais breve possível. Mesmo com nenhum foco de incêndio registrado, o Corpo de Bombeiros está fazendo o monitoramento da região ao longo da MT-251 e MT-351.
Mais de 12,3 mil hectares do parque foram queimados durante os incêndios que começaram no dia 21 de agosto e duraram mais de um mês. Um dos incêndios teve início na região do Morro dos Ventos, em uma subestação elétrica. Já o outro teve origem na região do Coxipó de Ouro.
O primeiro ponto turístico a ser fechado para visitação e turismo foi o Morro São Jerônimo, no dia 29 de agosto. Na ocasião, 19 brigadistas foram encaminhados até o local para combater o fogo.
Três dias depois, o Circuito das Cachoeiras, também localizado no Parque Nacional, foi fechado para visitação e turismo devido aos incêndios florestais que atingiram o parque. Devido à proporção do fogo, todas as atrações foram fechadas por tempo indeterminado no dia 13 de setembro.
Parque Nacional
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
Área natural do Cerrado brasileiro, o local criado em abril de 1989, protege amostras significativas dos ecossistemas e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.
Sensação
Vento
Umidade