Comer e Beber - Chapada dos GuimarãesRui Barbosa Egual é Engenheiro por formação, Poeta e Compositor por paixão e Cozinheiro por puro atrevimento. Há décadas vem recebendo amigos na Chapada dos Guimarães pra Comer e Beber bem.
Queridos leitores dessa modesta, mas bem temperada Coluna, eu tenho muito apreço por tudo que envolve o assunto especiarias.
Seja a origem, a história, os caminhos desbravados, a mistura com as variedades encontradas onde tenha aportado, a aclimatação nas mais diferentes culturas. E claro as suas mais diferentes utilizações, seja na culinária ou nos seus mais variados usos medicinais.
Especiarias significa libertação dos nossos sentidos; ativa nosso cérebro pelo olfato, paladar, e por nos aguçar na busca de lugares onde encontra-las, conhecendo nosso país e outros continentes através de pesquisas simples, mercados e ou até se jogando na estrada.
Nem quero entrar na parte comercial, essa sim soma valores estratosféricos na história da humanidade.
Especiarias encurta caminhos faz o mundo ficar menor, une famílias, povos com culturas diferentes e crenças diversas.
Colocando todos à mesma mesa descobrindo sabores incríveis, temperos e misturas jamais pensadas antes.
E de todas as especiarias, talvez a mais usada, e conhecida como a Rainha das Especiarias é a Pimenta do Reino preta.
Nesse final de semana postei uma pequena colheita caseira dessa pimenta, essa mesmo que esta na foto que ilustra essa coluna. Pedi aos amigos das minhas redes que dessem dicas de receitas que esquentassem o corpo, aqui na Chapada dos Guimarães/MT a temperatura caiu muito para os nossos padrões.
A repercussão foi um assombro, pelo Brasil todo e por outros países também, seja publicando nos comentários ou no privado. Recebi receitas incríveis e muitas sugestões para o uso dessa Pop Star das especiarias: a pimenta do reino.
Foi como se estivéssemos reabrindo a Rota das Especiarias, uma viagem por pratos e felicidade de quem tem gravado na memória momentos inesquecíveis das suas descobertas.
E olha que apenas tratamos da Pimenta do Reino.
E você amigo leitor desta coluna e do Site noticiasdechapada.com.br, por onde podemos navegar em busca de novas especiarias?
Qual lugar do planeta você iria para descobrir um sabor até então inexistente ao seu paladar?
Qual a receita que lhe remete à lembranças que jamais esquecerá?
Tem algum prato ou dica de especiaria para compartilhar?
Fique a vontade pra fazer comentários.
Sensação
Vento
Umidade