Notícias de Chapada
SICREDI SUPERBANNER
piracanga

O que aprendi com Piracanga

Longe do sistema, da samsara, do “ouro de tolo”...

03/03/2020 11h30
Por: Amauri Lobo
Fonte: Amauri Lobo

Neste verão tive o privilégio de conhecer Piracanga, localizada no Sul da Bahia, lugar único e bem além de ser um local paradisíaco, onde rio e mar se encontram em águas mornas e envolventes.

Piracanga é um lugar para se vivenciar e, fatalmente, refletir. Em uma nesga de terra reflorestada por eles mesmos, a partir de uma antiga fazenda de coco, existe uma ecovila, alguns negócios sustentáveis (sendo o negócio central o Iniri) e um sistema próprio de energia elétrica, água e saneamento.

Sem carne ou qualquer outro produto animal, longe de álcool e outras drogas, com a internet apenas necessária e muita comida natural e vegetal. Produtos de higiene e de limpeza são todos de lá e não poluentes. Dá-lhe banho de rio, banho de mar, caminhar descalço na areia e conviver com as luzes do céu.

Claro que tudo isso passa por permacultura, compostagem, agroecologia e bioconstrução, com uma transversalidade substancial de espiritualidade. E, se você acha que isso não é possível, acrescente moeda própria.

Claro que existem problemas, ou não se poderia falar em karma. Mas, acaba sendo irrelevante falar em problemas para quem, como eu, passou duas semanas vivendo dentro de um sistema de vida bem no caminho do que idealizo e mais: Longe do sistema, da samsara, do “ouro de tolo”...

Se você ficou curioso em conhecer este lugar, recomendo que vá, vivencie e, fatalmente, reflita sobre sua proposta de vida.

Pois, de minha experiência, posso dizer que o que aprendi com Piracanga foi como é possível viver do jeito que se queira, aqui e agora.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias